O que seu cirurgião deve falar?
Tudo. Não pode haver segredos quando se trata de saúde. Beleza e saúde andam juntas. A confiança no seu médico e consciência de todas as etapas que seu corpo irá sofrer é dever de um bom profissional. A cirurgia plástica é uma área da medicina que depende da interação fisiológica humana. As técnicas cirúrgicas através de conhecimentos científicos tentam chegar a um resultado favorável que nem sempre são informados por todos os profissionais da área.
Portanto ter expectativas realistas passa pelo aval do cirurgião que irá a cada consulta entender a vontade da paciente e ao mesmo tempo tirar suas dúvidas; explicar o que é possível realizar dentro desta vontade. Por isso é importante ter sonhos possíveis e expectativas realistas. Quando falo de sonho é porque muitas pessoas esperam uma mudança radical através da cirurgia plástica. Isso não existe quando se trata de intervenção cirurgica.
Resultados estéticos são diferentes de acordo com cada paciente. Cada pessoa oferece limites e possibilidades distintas de mudança. O mais correto é o cirurgião explicar o que a cirurgia plástica não pode fazer. Falo isso não de maneira pessimista, mas de maneira direta para colaborar com a conscientização das pacientes na espera do resultado “perfeito”. Perfeito se desdobra em diferentes significados pois todos são diferentes. Nenhum resultado é igual ao outro, você não pode querer ficar
igual aquela modelo da revista, ou a atriz da globo, ou até mesmo a sua melhor amiga...
Toda cirurgia envolve algum tipo de risco à saúde. Não existe cirurgia sem risco. Você está hoje saudável e vai se submeter a um procedimento que te deixará no mínimo 30 dias em repouso absoluto. O risco varia conforme o tipo de cirurgia, as condições clínicas pré-cirurgicas da paciente, características individuais, doenças hereditárias, o uso de medicamentos, fumo, bebida e tantas outras informações que jamais devem ser omitidas de seu médico. Todo esse cuidado visa o tão esperado resultado satisfatório e a saúde em perfeito estado.
Tendo consciência de todos esses pontos, a decisão de se submeter a cirurgia é voluntária e os resultados dependem da junção da técnica cirúrgica, dos cuidados pré e pós operatório, de repouso e da fisiologia humanana (cicatrização). Tanto que todas as pacientes ao acordar a data da cirurgia, assinam um termo de consentimento e de responsabilidade. É nele que é formalizado por escrito, todos os riscos que a paciente se submete.
Não vamos entregar nossas vidas a qualquer pessoa, não é mesmo? Se você já chegou nesse ponto com seu cirurgião, é porque ele tem feito tudo correto.
Sonhos são possíveis SIM, mas é necessário falar a verdade, ter confiança no profissional, pensar no depois, controlar a ansiedade, saber que o incômodo passa e ter paciência para recomeçar... Em no máximo 30 dias você vai retornar a sua vida normal feliz e realizada. A cada mês podendo visualizar melhor toda essa conversa que fez parte da sua rotina por longos meses. O resultado definitivo geralmente pode ser visto com 6 meses de cirurgia.
Ressalto sempre: o objetivo principal da cirurgia plástica é proporcionar harmonia e bem-estar nas pessoas.
Nathiane Capibaribe