O Sucesso da sua cirurgia passa pelo pós-operatório.
São muitas consultas, muitas dúvidas e muita expectativa durante todo o processo de decisão para se dizer um “sim” a uma cirurgia plástica. As preocupações pré-operatórias são tantas, que muitas vezes deixamos de lado o pós-operatório. E aqui é nosso papel lembrar que quem se submete a uma cirurgia plástica, tem que tomar cuidado no pós operatório para que o resultado venha a ser o melhor possível. O repouso é extremamente necessário. Evite qualquer esforço nos primeiros 8 dias.
Se sua cirurgia foi uma lipoaspiração, como falamos no post anterior, o tempo de recuperação vai variar de acordo com a quantidade de gordura retirada e as áreas de onde ela foi removida. O edema (inchaço) e as equimoses (manchas roxas) são normais, e melhoram com o passar dos dias. O uso da cinta visa acelerar a reabsorção do inchaço e auxiliar na cicatrização dos tecidos. O ideal é utilizar a cinta compressora por 60 dias. Evite cintas muito apertadas nos primeiros dias, seu médico irá informar quando for necessário fazer qualquer ajuste. O uso da meia anti embolia também é indicado. Siga as orientações de seu médico em relação aos medicamentos que devem ser utilizados.
Entre o 3º e 5º dia do pós-operatório, poderá haver uma discreta depressão emocional ou mesmo física. Isto é previsto, faz parte da recuperação do seu organismo, sua fisiologia corporal. As cicatrizes são praticamente imperceptíveis e geralmente localizam-se em dobras naturais do corpo. Após 30 dias já é possível retornar às atividades físicas. Para nós que moramos em uma cidade litorânea, com sol o ano inteiro, é fundamental proteger-se do sol por pelo menos por três meses, para evitar a ocorrência de manchas na pele.
O banho de chuveiro é liberado no dia seguinte a cirurgia. Tonturas e uma certa debilidade é freqüente após a cirurgia plástica e decorre do jejum prolongado e da perda sanguínea decorrente do procedimento. Por isso tenha sempre um acompanhante ao seu lado. Beba pelo menos 2 litros de bebidas isotônicas (Gatorade) e água de coco nos 3 primeiros dias.
Alimentação normal – salvo em casos especiais . É recomendado uma alimentação a base de proteína (carne,frango) e muita fruta (kiwi é fonte de vitamina c e antioxidante). Aguarde para fazer qualquer dieta de emagrecimento somente após a liberação médica. Ao levantar fique sentada por pelo menos 3 minutos, para minimizar possíveis tonturas. Na primeira semana pós – operatória evite ficar sempre deitada. Levante e caminhe lentamente várias vezes ao dia, porém devagar. Você poderá dirigir após 15 dias da cirurgia.
A realização de drenagem linfática a partir do dia seguinte á cirurgia, facilita a modelagem corporal, acelara a recuperação, melhora a circulação e ajuda a paciente a dormir melhor. O uso combinado de terapias como drenagem com ultra-som, endermologia, infravermelho; diminui a fibrose (ondulação causada por uma reação do organismo no local onde foi introduzida a cânula para a aspiração da gordura) e faz com que o corpo reaja melhor.
Provavelmente você estará se sentindo bem após alguns dias. Mas cuidado com a euforia. Esforço inoportuno pode gerar certos transtornos. Lembre-se, você foi operada recentemente. Não se preocupe com as formas intermediárias nas diversas fases, o resultado definitivo de uma lipoaspiração é com 6 meses.
Quaisquer dúvidas que possam surgir devem ser tiradas apenas com o seu cirurgião plástico!
Boa recuperação.
Nathiane Capibaribe