terça-feira, 5 de março de 2013

Silicone: tire suas dúvidas a respeito das cicatrizes




Muito escrevo aqui no blog sobre turbinar os seios com próteses de silicone. Mas, mesmo por ser um dos procedimentos mais procurados, as mulheres acabam tendo várias dúvidas. Portanto, para você que quer ficar informada, veja a seguir a resposta de algumas perguntas. Hoje o tema é “CICATRIZES”.


· A CIRURGIA DE AUMENTO DAS MAMAS DEIXA CICATRIZES?
Esta cirurgia permite-nos colocas as cicatrizes bastante disfarçadas, o que é muito conveniente nos primeiros meses. Mas saiba que o processo de cicatrização passa pelas seguintes fases:
a- PERÍODO IMEDIATO: Vai até o 30ºdia e apresenta-se com aspecto pouco visível. Alguns casos apresentam uma discreta reação aos pontos ou ao curativo.
b- PERÍODO MEDIATO: Vai do 30º dia até o 12º mês. Neste período há o espessamento natural da cicatriz, bem como se inicia uma mudança de cor, da mesma, passando para mais escuro (do vermelho para o marrom) que vai, aos poucos, clareando. Este período, o menos favorável da evolução cicatricial, é o que mais preocupa as pacientes. Mas não se preocupem. O período tardio se encarregará de diminuir os vestígios cicatriciais.
c- PERÍODO TARDIO: Vai do 12º ao 18º mês. Neste período, a cicatriz começa a tornar-se mais clara e menos consistente, atingindo, assim, o seu aspecto definitivo. Qualquer avaliação do resultado definitivo da cirurgia, no tocante à cicatriz, deverá ser feita após este período.

· ONDE SE LOCALIZAM AS CICATRIZES?
Alguns cirurgiões as situam no polo inferior da mama e no sulco formado entre a mama e o tórax. Outros, na área da aréola, e até mesmo na axila. Desde os primeiros dias pós-operatórios você já pode usar decotes grandes, pois as cicatrizes ficam bastante disfarçadas.

· OUVI DIZER QUE ALGUMAS PACIENTES FICAM COM CICATRIZES MUITO VISÍVEIS...
Certas pacientes apresentam tendência à cicatrização hipertrófica ou ao quelóide. Essa tendência, entretanto, poderá ser avaliada, até certo ponto, durante a consulta inicial, quando lhe são feitas uma série de perguntas sobre sua vida clínica pregressa, bem como a análise das características familiares, que muito nos ajudam quanto ao prognóstico das cicatrizes. Geralmente, pessoas de pele clara não tendem a esta complicação cicatricial; pessoas de pele morena têm maior predisposição ao queloide ou à cicatriz hipertrófica. Mas isso não é uma regra absoluta. A análise dos antecedentes como já o disse, nos facilitará o prognóstico cicatricial, assim como a análise de eventuais cicatrizes prévias.

· EXISTE CORREÇÃO PARA AS CICATRIZES HIPERTRÓFICAS E QUELÓIDES?
Vários recursos clínicos e cirúrgicos nos permitem melhorar cicatrizes inestéticas, na época adequada. Não se deve confundir, entretanto, com a evolução natural do período mediato da cicatrização. Qualquer dúvida a respeito da sua evolução cicatricial deverá ser esclarecida com o cirurgião, que fará a avaliação do estado em que se encontra a cicatriz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário