quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

SILICONE: QUE RESULTADO ESPERAR?




Na semana passada esclareci algumas dúvidas acerca de cicatrizes após colocação de próteses de silicone. Fiz uma coleta das principais dúvidas das minhas pacientes, que você vai poder acompanhar nas próximas postagens.

Hoje, tiro dúvidas em relação ao resultado da cirurgia. Espero que depois disso você, que está pensando em colocar as próteses, tenha mais segurança.

·COMO FICARÃO MINHAS NOVAS MAMAS, EM RELAÇÃO AO TAMANHO E CONSISTÊNCIA?
As mamas terão seu volume aumentado através da cirurgia, melhorando sua consistência e forma com a intervenção cirúrgica. Assim é que, neste caso, pode-se escolher o novo volume, pois temos à disposição vários tamanhos de próteses de silicone a serem introduzidas. Deverá existir uma harmonia entre o volume das mamas e o tamanho do tórax, característica esta que deve ser preservada no planejamento da cirurgia. Deverão ser mantidas as proporções entre o volume da nova mama e o tamanho do tórax de cada paciente, a fim de se obter uma maior harmonia estética. A mama, assim operada, passará por vários períodos evolutivos:

a- PERÍODO IMEDIATO: Vai até o 30º dia. Neste Período, apesar das mamas se apresentarem com aspecto bastante melhorado, sua forma e volume ainda está aquém do resultado planejado. Lembre-se: nenhuma mama será "perfeita" no pós-operatório imediato.

b- PERÍODO MEDIATO: Vai do 30º dia até o 3º mês - Neste período, a mama começa a apresentar uma evolução que tende à forma definitiva. São características deste período um maior ou menor grau de "inchaço" das mamas; além disso, o aspecto cicatricial encontra-se em plena fase de transição.

c- PERÍODO TARDIO: Vai do 3º até o 18º mês. É o período em que a mama atinge seu aspecto definitivo (cicatriz, forma, consistência, volume, sensibilidade, etc.) É neste período que costumamos fotografar os casos operados, a fim de compará-los com o aspecto pré-operatório de cada paciente. Tem grande importância no resultado final, o grau de elasticidade da pele das mamas, bem como o volume da prótese introduzida. O equilíbrio entre ambos varia de caso para caso. Somente nesse períodoé que as mamas atingirão sua forma definitiva.

·NO CASO DE NOVA GRAVIDEZ, O RESULTADO PERMANECERÁ OU FICARÁ PREJUDICADO?
O seu ginecologista lhe dirá da conveniência ou não de nova gravidez. Quanto ao resultado, poderá ser preservado, desde tenha controle em relação ao aumento de peso na nova gestação. Geralmente não há problema de a nova gravidez interferir no resultado, já que a cirurgia é realizada habitualmente "fora do tecido mamário".

No próximo post você vai acompanhar mais esclarecimentos sobre a colocação de próteses de silicone. Continue acompanhando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário