quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

SILICONE: QUE RESULTADO ESPERAR?




Na semana passada esclareci algumas dúvidas acerca de cicatrizes após colocação de próteses de silicone. Fiz uma coleta das principais dúvidas das minhas pacientes, que você vai poder acompanhar nas próximas postagens.

Hoje, tiro dúvidas em relação ao resultado da cirurgia. Espero que depois disso você, que está pensando em colocar as próteses, tenha mais segurança.

·COMO FICARÃO MINHAS NOVAS MAMAS, EM RELAÇÃO AO TAMANHO E CONSISTÊNCIA?
As mamas terão seu volume aumentado através da cirurgia, melhorando sua consistência e forma com a intervenção cirúrgica. Assim é que, neste caso, pode-se escolher o novo volume, pois temos à disposição vários tamanhos de próteses de silicone a serem introduzidas. Deverá existir uma harmonia entre o volume das mamas e o tamanho do tórax, característica esta que deve ser preservada no planejamento da cirurgia. Deverão ser mantidas as proporções entre o volume da nova mama e o tamanho do tórax de cada paciente, a fim de se obter uma maior harmonia estética. A mama, assim operada, passará por vários períodos evolutivos:

a- PERÍODO IMEDIATO: Vai até o 30º dia. Neste Período, apesar das mamas se apresentarem com aspecto bastante melhorado, sua forma e volume ainda está aquém do resultado planejado. Lembre-se: nenhuma mama será "perfeita" no pós-operatório imediato.

b- PERÍODO MEDIATO: Vai do 30º dia até o 3º mês - Neste período, a mama começa a apresentar uma evolução que tende à forma definitiva. São características deste período um maior ou menor grau de "inchaço" das mamas; além disso, o aspecto cicatricial encontra-se em plena fase de transição.

c- PERÍODO TARDIO: Vai do 3º até o 18º mês. É o período em que a mama atinge seu aspecto definitivo (cicatriz, forma, consistência, volume, sensibilidade, etc.) É neste período que costumamos fotografar os casos operados, a fim de compará-los com o aspecto pré-operatório de cada paciente. Tem grande importância no resultado final, o grau de elasticidade da pele das mamas, bem como o volume da prótese introduzida. O equilíbrio entre ambos varia de caso para caso. Somente nesse períodoé que as mamas atingirão sua forma definitiva.

·NO CASO DE NOVA GRAVIDEZ, O RESULTADO PERMANECERÁ OU FICARÁ PREJUDICADO?
O seu ginecologista lhe dirá da conveniência ou não de nova gravidez. Quanto ao resultado, poderá ser preservado, desde tenha controle em relação ao aumento de peso na nova gestação. Geralmente não há problema de a nova gravidez interferir no resultado, já que a cirurgia é realizada habitualmente "fora do tecido mamário".

No próximo post você vai acompanhar mais esclarecimentos sobre a colocação de próteses de silicone. Continue acompanhando!

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Amamentação: saiba quando é o período certo para recorrer à mamoplastia




Na semana passada postei um texto sobre mamoplastia, redução das mamas por estética ou mesmo por estarem ocasionando problemas, como dores na coluna ou alteração postural. Outro momento em que a cirurgia é cogitada é durante a gravidez, quando já há a preocupação de reparar ou minimizar as mudanças que a gestação traz.

Durante a amamentação existe um estiramento da pele, já que os seios crescem por conta da produção do leite, o que pode gerar estrias. Começando os cuidados, é importante passar cremes e hidratar bastante a região durante esse período. Manter o peso gestacional correto também é importante. Ganhar até 10kg durante a gestação é o ideal, pois é o peso do feto + placenta + líquido amniótico, etc. Passou daí, é gordura.

Mas se, por um motivo ou outro, seus seios tiveram intenso crescimento e você quer fazer a mamoplastia, aqui vão minhas dicas:

- Só quando a mama já estiver sem produzir leite e bem desinchada. A partir dai podemos fazer a mamoplastia de aumento ou mamoplastia redutora. Além disso, operar ainda na lactação aumenta os riscos de infecção.

- Ah, e mais um detalhe: quando você faz a mamoplastia e depois tem outra gestação, a mama vai crescer novamente e ainda pode gerar uma certa flacidez por conta disso. 

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Ginecomastia: fim do constrangimento



Alguns homens sofrem com um problema bastante constrangedor: o crescimento das mamas, dando um aspecto de mamas femininas. Esse aumento, que é benigno, pode acontecer pelo aumento da glândula ou pelo acúmulo de gordura nessa região.

A ginecomastia, nome dado ao problema, faz com que haja um aumento do volume das mamas de forma arredondada sob a aréola. Nos adolescentes, geralmente há menor presença de gordura e assim uma delimitação mais evidente da glândula mamária. Já nos adultos e idosos, é maior o volume de gordura, o que torna a glândula menos evidente, tendo a mama toda aumentada.

A cirurgia de ginecomastia pode ser feita para correção do tamanho. Após o procedimento, é comum apresentar inchaço e roxidão na área. Os resultados definitivos podem ser vistos de 6 meses a 1 ano após a cirurgia.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Mulheres com seios muito grandes recorrem à mamoplastia



Seios turbinados: o desejo das brasileiras. Mas algumas mulheres para se sentir bem, acabam precisando recorrer ao contrario: a redução da mama. Isso porque seios grandes demais podem causar dores nas costas, assaduras embaixo dos seios e até problemas de coluna.

A mamoplastia ou redução de mamas é a cirurgia responsável por acabar com esse incômodo. O ideal é que o procedimento só seja feito após a mama alcançar o seu tamanho definitivo, o que varia de mulher para mulher. Em mamas realmente muito grandes, aí sim, a cirurgia pode ser feita mesmo que muito cedo.

Na mamoplastia, normalmente se utiliza a anestesia geral. A cicatriz normalmente é bem discreta, mas em alguns casos ficam mais visíveis. Após a cirurgia, os cuidados não são tão complicado, mas exercícios físicos estão absolutamente proibidos por pelo menos dois meses. Inicialmente, deve-se evitar erguer os braços. Com um mês, você já vai começar a perceber um resultado mais próximo do definitivo, mas só no sexto mês realmente você vai poder conferir como resultado final.

Lembre-se: os seios tem bastante gordura. Portanto, para evitar que eles voltem a crescer, é importante seguir uma alimentação regrada e praticar exercícios físicos regularmente.


quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Cuide bem das suas mãos



Idade e exposição ao sol são alguns dos fatores que podem deixar a pele das mãos flácida. Por isso, muitas pessoas recorrem à hand lifting, uma cirurgia plástica que retira esse excesso de pele.

Esse procedimento é rápido e pode ser feito só com anestesia local. Cada caso é um caso, mas geralmente é feita uma incisão quase imperceptível na borda lateral da mão, ou mesmo no pulso. E o melhor de tudo: o pós-operatório é supertranquilo! Basta você manter a mão imobilizada por uns dias e usar os cremes hidratantes que forem receitados. Ah, e não esqueça: com ou sem hanf lifting, o protetor solar é FUNDAMENTAL!

terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Seios turbinados... Quem não quer?!


Seios fartos e turbinados.... O desejo da maioria das mulheres! Por isso tem crescido tanto o número de cirurgias de prótese de silicone. Mas é claro que é importante tomar alguns cuidados para que tudo saia como esperado.

Em primeiro lugar, como sempre costumo dizer, a escolha do médico é fundamental. Um profissional de confiança, com credibilidade alta e que a deixe à vontade são ótimos critérios para fazer essa escolha.

Outro ponto importante é saber qual o tipo de prótese utilizada pelo médico, se é aprovada pela Anvisa ou não. Ah, e veja bem: essa história de escolher por preço não vale, tá? Afinal de contas, mais vale pagar um pouco mais e manter sua segurança e bons resultados, do que pagar mais barato e se expor a algo desnecessário. A cirurgia deve ser feita NO HOSPITAL! Você tem que ter toda a estrutura necessária para possíveis problemas.

A sua prótese deve ser trocada a cada dez anos, assim você evita que ela fique envelhecida e perca a capacidade de reter o silicone e sua membrana externa calcifique aos poucos.

Não exagere no tamanho das mamas. Nem para mais, nem para menos. Converse com seu médico para que tudo lhe satisfaça. E lembre-se: os cuidados no pós-operatório são fundamentais! Acompanhe o meu blog e você em breve vai ter um texto falando SÓ sobre isso!

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Orelha de abano tem correção permanente



Se existe uma coisa que incomoda e mexe com a autoestima de muitas pessoas, são as orelhas de abano. Esse problema é bastante comum e tem uma solução muito simples e permanente: a otoplastia. Essa cirurgia corrige o afastamento das orelhas e pode ser feita a partir dos 5 anos, idade em que normalmente as orelhas param de crescer em grande escala.

Quando feita cedo, essa cirurgia tem o benefício de evitar que a criança sofra com brincadeiras por parte dos colegas. Mas nada impede que o procedimento seja realizado mais tarde, dando um resultado bastante satisfatório.

A otoplastia é feita com anestesia local ou, a depender do caso, geral. É feita uma pequena incisão no fundo da orelha para expor a cartilagem, que será esculpida e dobrada para trás em direção à cabeça. Também existe a técnica de remoção de pele. Após esses procedimento, são utilizadas suturas para dobrar as cartilagens e refazer a forma da orelha sem remover a cartilagem. A cicatriz é quase imperceptível.

No pós operatório, normalmente o paciente não sente dores fortes. Os adultos podem voltar ao trabalho em 5 dias, e as crianças podem ir à escola em uma semana, aproximadamente. Nada de atividades físicas nas primeiras semanas e muito cuidado com a posição de dormir para não dobrar a orelha. Em 3 meses já podemos observar o resultado definitivo da cirurgia

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Olhar cansado e triste?! Cirurgia das pálpebras pode resolver!



Existe uma cirurgia bastante comum entre pessoas acima dos 40 anos: a blefaroplastia. Para quem não sabe, essa é a cirurgia das pálpebras, que à medida que o tempo passa se tornam um pouco frouxas e têm excesso de pele. Isso faz com que a pessoa tenha uma expressão de tristeza e cansaço.

Para resolver esse problema, a cirurgia das pálpebras retira esse excesso de pele e diminui as bolsas de gordura, o que dá uma levantada no olhar.

É importante você saber que após a cirurgia normalmente há um inchaço e manchas vermelhas na área dos olhos, que desaparecem depois de uma ou duas semanas. Para diminuir essa reação, o paciente deve colocar compressas geladas de soro fisiológico, evita-se também locais quentes, banhos quentes ou atividades que deem calor, como cozinhar. Sol?! NEM EM PENSAMENTO por pelo menos 3 meses! E aqui em Fortaleza, que está sempre ensolarado, caso vá sair, use óculos escuros, mas evite exposição prolongada.

O resultado definitivo você vai poder ver após 6 meses de realizada a cirurgia, como na maioria das cirurgias plásticas. Mas após 3 meses da blefaroplastia você já pode ter 80% do resultado alcançado!

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Toxina Botulínica: sucesso total!



Rugas, marcas de expressão, aparência cansada... Alguns probleminhas que se tornam um enorme incômodo para várias pessoas ao se olharem no espelho. Por isso, a Toxina Botulínica está se tornando um grande sucesso de procura e até mesmo de exposição na mídia.

Essa toxina é um potente paralisante muscular que bloqueia a transmissão do impulso elétrico entre o nervo e o músculo. As rugas ou marcas de expressão são provenientes da contração muscular. Quando esses músculos da face são paralisados a formação das rugas é impedida.

A Toxina Botulínica é aplicada com injeções de agulhas super finas, tem uma aplicação rápida e o melhor: não dói muito! Normalmente o procedimento se mantém de 4 a 6 meses, quando o músculo volta a funcionar, e feito sem exagero não corre o risco de deixar o paciente sem expressão.