segunda-feira, 24 de dezembro de 2012
segunda-feira, 10 de dezembro de 2012
Sobre Toxina Botulínica
"As toxinas neuromusculares como Botox ou Prosigne enfraquecem ou paralisam parcialmente os músculos do rosto, mas isso é para impedi-los de criar rugas, para não bloquear expressões faciais. A maioria dos pacientes de Botox vai achar que a sua capacidade de transmitir emoções através de seu rosto é muito pouco afetado pelo procedimento."
segunda-feira, 3 de dezembro de 2012
Fatores de risco para osteoporose
Um estudo preliminar com 127 mulheres na pós-menopausa e que recebem terapia hormonal em Portugal sugere que existem vários fatores de risco associados a osteoporose e fraturas ósseas, incluindo idade, baixa densidade mineral óssea, estilo de vida sedentário, consumo de café e ooforectomia. Os detalhes serão publicados no periódico International Journal of Medical Engineering and Informatics. A osteoporose é uma doença óssea comumente associada a baixa densidade mineral óssea e predomina nas mulheres idosas na pós-menopausa. Elza Fonseca do Instituto Politécnico de Bragança e colaboradores desta instituição e do Centro de Imagens Médicas de Porto, destacam que a osteoporose foi comum no grupo de mulheres portuguesas estudadas. Eles discutem dados de diferentes regiões geográficas a respeito deste problema de saúde pública.
A equipe buscou identificar fatores comuns e dar suporte a evidências sobre esta importante e potencialmente debilitante doença óssea. A relevância clínica é que as pessoas com esta doença são altamente susceptíveis a fraturas ósseas, que podem levar a dor, hospitalização e incapacidade, particularmente no caso das fraturas de quadril, coluna e punho. Na verdade, as fraturas associadas a osteoporose estão infelizmente associadas com a morte do paciente. A densidade óssea determinada pela absorciometria por raios-X de dupla energia é frequentemente usada para determinar se um paciente em particular tem risco aumentado de fratura, fornecendo também um marcador quantitativo para a osteoporose, que é definida como um densidade mineral óssea 2,5 desvios padrão abaixo da média. A osteopenia, uma condição precursora da osteoporose, é definida como densidade mineral óssea entre 1,0 e 2,5 abaixo da média.
Os pesquisadores destacam que existem controvérsias entre especialistas a respeito do valor da densidade mineral óssea como um critério diagnóstico para a osteoporose. Eles explicam que existem boas evidências que suportam a custo-efetividade e a eficácia da prescrição precoce de medicamentos preventivos, mas não está claro o valor abaixo do qual eles devem ser prescritos. Seu novo estudo sobre o estilo de vida e outros fatores de risco devem acrescentar a essa discussão e permitir mais decisões informadas a respeito do uso de medicamentos em pacientes com sinais de osteopenia que podem, ou não, desenvolver osteoporose.
Referências
Elza Fonseca et al. Bone fragility in postmenopausal women: a preliminary study. International Journal of Medical Engineering and Informatics, 2012
Assinar:
Postagens (Atom)